Praia de Palmas recebe certificação internacional da Bandeira Azul

Programa visa incentivar a proteção do meio ambiente marinho e costeiro. Palmas cumpriu todos os quesitos

Na manhã de 11 de dezembro (sexta-feira), a Praia de Palmas recebeu a certificação do programa internacional Bandeira Azul. Autoridades e toda a comunidade participaram do hasteamento que contempla Palmas entre e mais seis praias brasileiras.

O Bandeira Azul tem como finalidade impulsionar a conscientização ambiental fazendo com que toda a sociedade se envolva para atingir os critérios estabelecidos para que a praia ou marina receba este selo. A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, explica que cada país adota seu critério para a certificação. “Nosso processo tem um prazo de dois anos. Caso a praia não consiga, pode se inscrever novamente. Depois, nosso trabalho é manter a conquista”, diz Leana. Uma das formas de controle é a coleta da água da praia, que será feita a cada 20 dias, sendo de responsabilidade do órgão ambiental do Estado.

Selo reconhecido

Na Europa, a certificação existe desde 1987, e, no Brasil, o Bandeira Azul começou a atuar em 2004. Em Santa Catarina, além de Palmas, a Lagoa do Peri – Florianópolis, recebeu o hasteamento. Os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo também receberam praias certificadas para 2015/16.